7 de março de 2022 betel

Qual a melhor tinta para cada sua casa

Na hora de organizar a decoração de um cômodo, todos os detalhes são importantes. Por isso, entender qual a melhor tinta para cada sua casa faz a diferença para ter um imóvel bonito, agradável e do jeito que você sempre quis.

Hoje você verá mais sobre os efeitos das tintas na parede, os tipos existentes e qual fica melhor em cada área da sua casa. Então, confira as sugestões de hoje para você decorar todos os ambientes como um verdadeiro design de interiores.

Tipos de acabamento de tinta

Uma simples pintura na parede já consegue o efeito de reforma sem obras. É possível variar nas cores, nas combinações com os móveis e também nos tipos de acabamento. Veja quais você pode usar em sua casa.

Acabamento fosco

É o melhor acabamento de tinta para paredes com imperfeições ou com cores escuras. O fosco consegue disfarçar defeitos e lembra bastante o veludo. O único contra é que ele não pode ser usado em áreas úmidas, porque o contato com a água pode fazer a parede embolorar. Então, nada de usar em cozinhas e banheiros.

Acabamento acetinado

Muito indicado para sala de estar e quartos em tons claros, sendo mais fáceis na hora de retocar. Esse acabamento pede mais atenção aos detalhes e mais demãos de tinta. Por outro lado, é menos limitado e fica ótimo em diversos ambientes, até áreas molhadas.

Acabamento brilhante

Ótimo para detalhes como: batentes, portas, gessos etc. Não é bom usar em uma área grande, porque as imperfeições e retoques ficam muito mais notáveis. A vantagem é que a higienização desse tipo de acabamento é muito rápida e prática.

A durabilidade do seu acabamento de tinta depende de diversos fatores. Ou seja, a aplicação, o ambiente, a insolação, as demãos usadas e a qualidade de tinta são alguns. Além disso, o recomendado é refazer a pintura a cada 2 ou 5 anos, preparando bem a superfície para receber a tinta.

 

Principais tipos de tinta para sua casa

Existem diversas marcas de tinta que você pode escolher. Vale dizer que também é importante descobrir quais os principais tipos que existem no mercado para a sua pintura. Acompanhe!

  • Tinta Látex ou PVA: é a mais comum, seca rápido, fácil de aplicar, o acabamento é fosco e não tem cheiro forte.
  • Tinta Acrílica: ela é solúvel em água e tem diversos tipos de acabamento. Também é impermeável, tem secagem rápida, cobertura mais intensa, fácil de limpar, resistente ao mofo e disfarçar possíveis defeitos na superfície.
  • Tinta Esmalte: ideal para pintar ferro e madeira. Ela tem uma camada protetora que torna a área aplicada mais resistente. No entanto, seu cheiro é mais forte.
  • Tinta Epóxi: deve ser diluída em solvente e seu acabamento é fosco ou brilhante. Essa tinta é durável, resiste bem à umidade, é impermeável e tem ótimo custo-benefício.
  • Tinta óleo: pode ser fosca ou brilhante. Aplique em paredes, ferro ou madeira. Ela é durável, impermeabilizante e é lavável.
  • Tinta cal: com ela, você acrescenta pigmentos de cor e fixador a uma mistura. Indicada para superfícies mais porosas. Ela traz um efeito mais rústico, tem baixo custo e é sustentável.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos que existem e os acabamentos, fica fácil saber qual a melhor tinta para sua casa. Então, use essas dicas para acertar na hora de fazer a sua escolha.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e descubra em que momento procurar um arquiteto.

Você também pode gostar