Ideias para montar sua mesa posta para datas especiais

23 de setembro de 2022
23 de setembro de 2022 betel

Ideias para montar sua mesa posta para datas especiais

A mesa posta deixou de ser um processo feito apenas em locais mais refinados para se tornar um costume das pessoas que gostam de criar momentos especiais e refeições com uma aparência incrível. Muito mais que elementos decorativos, a organização das peças fazem toda a diferença na mesa posta.

Qualquer café, almoço e jantar pode ser transformado quando servido em recipientes bonitos, com talheres e peças organizadas e alguns adereços, basta ter o capricho e a criatividade para inovar. As datas especiais são propícias para uma mesa posta, veja algumas dicas para dar um “up” na ocasião.

 

Cores da mesa posta

A cor da mesa pode ser determinada pela data, mas nem sempre um tema é necessário para ser o foco. No Dia dos Namorados, por exemplo, o vermelho fica ótimo, junto com elementos românticos. Já no Dia das Mães o foco é o amor materno, que é evidenciado com o rosa.

Peças coringa

A maior parte do conteúdo sobre mesa posta é feito por pessoas com diversos jogos de pratos, talheres e copos a perder de vista, mas ter itens coringa é o suficiente para fazer bonito. Um aparelho de jantar completo branco, em estilo clássico, pode ser combinado com todas as decorações.

Logo, o importante para quem gosta de deixar a mesa posta impecável é usar elementos menores para mudar o visual, como o sousplat de várias cores, que é acessível e decorativo. Velas, flores e toalhas são ótimos também para harmonizar sem trocar as peças principais.

Entenda as necessidades

Antes de iniciar a montagem é preciso entender o que será usado na ocasião, em relação aos alimento. As colheres de sopa, por exemplo, podem ser eliminadas quando são for servido caldos ou outras receitas que as necessitem. Veja alguns pontos que fazem a diferença na mesa posta:

– Para peixes,  existe uma faca especial que deixa mais fácil retirar espinhos;

– Os copos devem ser colocados de acordo com a bebida que será servida;

– Não esqueça os pegadores de alimentos;

– Evite toalhas claras para servir molhos escuros;

– Adeque os elementos ao costume dos convidados, caso sejam mais informais é preciso deixar fácil a ocasião para não causar nenhum desconforto.

Reutilize

Dar um novo destino aos elementos que já existem no ambiente é primordial para economizar e evitar desperdícios. Nessa hora, é preciso ser criativo e ousar, mas pegar referências na internet ajuda bastante. No Instagram, Carla Ribeiro é uma das influencers que fazem mesa posta e mostra dicas. Já Evelyn Carvalho Guimarães, a protagonista do Mesa Posta Descomplicada, ensina a fazer de forma simples e belíssima, inclusive com o reaproveitamento.

Nesse processo, uma cesta de pães pode ser transformada em um local para colocar flores, ovos de páscoa ou o que a imaginação mandar. Não é vergonha alguma usar mais de uma vez os objetos decorativos.

Sirva com beleza

De nada adianta preparar uma mesa posta se os alimentos forem servidos em panelas. Os rechauds e travessas são os mais aconselháveis para expor os alimentos.

Com todas essas ideias para montar sua mesa posta para datas especiais, você vai arrasar nesse dia! Coloque tudo o que aprendeu em prática e será um sucesso.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, conheça outras dicas no blog da Betel!