5 de abril de 2021 betel

Você sabe em que momento procurar um arquiteto? Descubra hoje!

Renovar o imóvel é sempre um motivo de alegria. Ou ainda ver a casa própria saindo da imaginação e tomando forma, não acha? No entanto, esse processo incrível pode gerar muita dor de cabeça se você não souber em que momento procurar um arquiteto.

Existem várias razões para contratar os serviços desse profissional como: desenvolver o projeto de uma casa, identificar a melhor opção ao comprar um imóvel ou terreno, além da gestão e execução da obra.

São muitas opções que, às vezes, passam despercebidas. Afinal, quando os clientes tomam consciência que é preciso uma ajuda especializada?

Quando as pessoas notam que precisam de um arquiteto?

De acordo com Gilberto Belleza, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Departamento de São Paulo (IAB), a resposta surpreende. Em geral, as pessoas apenas percebem que precisam da orientação de um arquiteto quando já estão executando a obra.

“Contratando um arquiteto não se corre o risco de bater a cabeça nos degraus da escada, ter um interruptor atrás da porta ou, ainda, uma caixa d’água sem pressão”, Gilberto constata.

Por isso, essa prática causa muitos prejuízos para o cliente. Projetos feitos sem um especialista costumam ter muitas falhas, além de apresentarem altos riscos de segurança.

Qual o momento ideal para procurar um arquiteto?

Um dos momentos fundamentais em que o arquiteto deve ser acionado é para emitir uma documentação. No caso, em reformas que precisam do RRT, o Registro de Responsabilidade Técnica, sendo:

  • troca de pisos e revestimentos;
  • alterações na parede;
  • alterações no projeto hidráulico;
  • mudanças no projeto elétrico;
  • transformações no projeto sanitário;
  • projetos de mobiliário fixo, como estantes, balcões, nichos etc.

Ainda assim, esses não são o melhor momento para procurar um arquiteto. Em todas as situações, o indicado é buscar essa ajuda antes de começar a reforma ou o projeto. Com isso, não há desperdícios de recursos ou a necessidade de refazer toda uma etapa na obra.

Qual o preço para fazer a análise inicial com um arquiteto?

O que muitos não sabem é que a análise na maior parte das vezes é gratuita. Assim, procurando o arquiteto ainda no início do projeto, é possível ter uma visão profissional e sem ter que investir um alto valor por isso.

Então, se surgir alguma dúvida sobre em que momento procurar um arquiteto, faça isso logo no início. Realizar um orçamento gratuito gera uma obra muito mais tranquila e segura para você e sua família.

A Betel Arquitetura oferece suporte do início ao final da sua construção. Por isso, para conversar com um dos nossos arquitetos e tirar suas dúvidas, basta entrar em contato conosco.

Tagged: , , ,

Você também pode gostar