Você quer construir a sua casa financiada?

10 de junho de 2022
Posted in Artigos
10 de junho de 2022 betel

Você quer construir a sua casa financiada?

Tirar o sonho da casa própria do papel pode ser realidade de um jeito muito mais simples. Se você quer construir sua casa financiada, apenas precisa seguir um passo a passo com uma empresa de confiança.

Nessa modalidade, o cliente pode comprar seu terreno e construir a casa do jeito que sempre imaginou. Ainda que o crédito imobiliário não seja tão falado, ele é uma alternativa interessante. Veja mais sobre ele!

O que é a construção de casa financiada?

A construção de casa financiada permite o financiamento tanto para a compra do lote, quanto para a obra do imóvel. No entanto, é importante destacar que o banco financia apenas 80% do valor. Por isso, você deve se preparar para quitar o restante.

Algumas formas de facilitar o pagamento da entrada é utilizar o saldo do FGTS. Vale lembrar que para usar o saldo do fundo de garantia, é preciso ter, no mínimo, 3 anos de carteira assinada.

Você pode financiar sua casa em até 30 anos e esse processo é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Como exigências para usar esse método você deve: não comprometer mais que 30% da renda bruta mensal familiar, não estar em cadastro de devedor, ser brasileiro e ser maior de 18 anos (ou emancipado com 16 anos).

Fora isso, o lote onde você deseja construir sua casa deve estar apto para construção. Esse financiamento pode ser enquadrado nos programas de habitação do governo. Nesse caso, o subsídio varia conforme o perfil do comprador. Então, o FGTS e o SFH são grandes benefícios para reduzir o saldo final e facilitar o sonho da casa própria.

Como fazer o financiamento da construção de imóvel?

As linhas de crédito para construir sua casa financiada variam de acordo com cada banco. Para ter uma ideia do processo, veja como funciona o financiamento para construção na Caixa Econômica Federal.

1- Escolha o terreno

Comece encontrando um lote bem localizado, afinal, é nele que estará sua casa dos sonhos. Veja se ele está perto de pontos essenciais para sua rotina, como escola, farmácias, supermercados, trabalho, etc. Tenha certeza também que o vendedor é confiável e que o terreno é legalizado.

2- Simule o crédito

Você pode simular o financiamento com seus consultores, no site do banco e pessoalmente na instituição bancária. Nesta simulação, você tem acesso ao valor das prestações, prazo total e demais condições. A financiadora faz uma análise de crédito antes de liberar o dinheiro, nesse momento, é possível ver a disponibilidade do FGTS e dos subsídios imobiliários do governo.

3- Reúna a documentação

Se você foi aprovado para solicitar o crédito, é o momento de separar os documentos e levar tudo para o correspondente bancário. Em geral, você vai precisar de:

  • documentos de identificação com foto;
  • comprovante de estado civil;
  • comprovante de endereço;
  • documentos de dependentes e de filhos menores de 18 anos;
  • comprovante de renda atualizado;
  • declaração do Imposto de Renda (se você declarar).

A partir de cada caso, podem ser solicitados mais documentos. Agora, é o momento que o banco aprova seu crédito.

4- Faça a compra do lote

Agora você só precisa escolher seu lote e começar a gestão e execução da obra da sua casa com uma boa empresa de arquitetura. Com a assinatura do contrato, a loteadora pode exigir um sinal como garantia até o seu financiamento bancário ser concluído.

5- Finalize o contrato de financiamento bancário

Após fazer a compra é preciso enviar os documentos do lote e do projeto da casa para sua instituição bancária. Vale dizer que o projeto precisa ser aprovado pela prefeitura antes. Isso pode ser feito pelo seu arquiteto. Com toda a documentação, análise de renda, projeto da casa em ordem, o banco aprova o crédito e você já pode finalizar o contrato.

No contrato você pode conferir as condições finais, prestações, amortização, tempo máximo para pagamento, taxas, juros, multas etc.

Com o contato registrado em cartório e o valor do financiamento liberado é o momento de construir sua casa financiada com toda segurança e atingir seu objetivo sonhado por tanto tempo!

Se você quer ajuda nesses trâmites, fale com a Betel para guiar todo o processo e construir seu imóvel do zero.