2 de fevereiro de 2021 betel

Projeto em BIM: 5 vantagens que você precisa conhecer

Há um grande incentivo para o uso do projeto em BIM atualmente. Além disso, existe até mesmo a exigência de governos em certos casos. Isso acontece porque o Building Information Modeling (BIM) oferece diversas vantagens.

Locais como o Reino Unido estabeleceram a obrigatoriedade em 2016 para as construtoras adotarem o BIM para obras públicas. Já nos Estados Unidos, essa prática está amadurecida em diversas empresas.

No Brasil, o estado de Santa Catarina foi o primeiro a exigir que o Projeto em BIM esteja presente em licitações de obras públicas. Então, entenda melhor o significado desse termo e veja quais benefícios ele pode trazer.

O que é um projeto em BIM?

A sigla “BIM” indica Building Information Modeling, que em português é traduzido por: Modelagem de Informações da Construção. Ou seja, é uma tecnologia que ajuda na criação de modelos virtuais de construções muito precisos.

Dessa forma, o BIM oferece suporte em várias fases do projeto de arquitetura. Então, ele permite a realização de controles e melhores análises. Nesse ponto ele se diferencia da tecnologia CAD (Computer Aided Design ou Desenho assistido por computador).

Logo, nos projetos em CAD uma linha pode ser telhados, paredes ou fundações. Já no BIM, a parede é representada e construída em um modelo realista, especificando materiais utilizados, dimensões, custos e outras informações importantes.

No entanto, adotar a tecnologia BIM não é substituir os programas em CAD. Os dois formatos podem conviver e deixar os projetos muito mais completos e bem definidos para o momento da obra. Sendo assim, veja como essa proposta pode ser útil.

5 vantagens do Projeto em BIM para uma construção

 

O BIM é uma revolução na forma de fazer projetos. No entanto, a sua adoção crescente não está acontecendo apenas para cumprir normas legais, mas também porque ele oferece vários ganhos para a forma de projetar empreendimentos. Veja agora quais são!

1. O BIM ajuda a aumentar a produtividade

Usar a tecnologia BIM reduz o tempo de execução de muitas tarefas no decorrer do projeto. Isso é perfeito para dinamizar os processos diários.

Logo, esse benefício acontece devido à facilidade para inserir e alterar informações, além da grande eficiência do banco de dados disponível e precisão para mapear imagens.

2. Ele colabora para reduzir despesas

Ao usar o BIM, as empresas conseguem economizar recursos na obra. O que ocorre já que tem mais efetividade para calcular os custos de produção.

Além disso, a tecnologia permite reduzir desperdícios e perdas durante a produção e a base de dados elimina possíveis erros no gerenciamento de compras e estoques.

3. O projeto em BIM reduz o impacto ambiental

O BIM possibilita fazer o levantamento de detalhes, impacto nas comunidades da região, mapeamento de áreas sensíveis a perfurações, previsão de emissão de poluentes e mudanças no ecossistema local.

Logo, é possível saber como o meio ambiente recebe o projeto. Assim, fica mais fácil investir em opções sustentáveis para diminuir os danos na área da construção.

4. Permite ter um controle maior dos processos

Uma das vantagens do sistema em BIM é ter um controle maior na empresa. Sendo assim, essa alternativa ajuda a avaliar os processos em diversas áreas. Por isso, a gestão e execução de obras pode ser aprimorada, oferecendo a otimização do trabalho.

Isso é válido até mesmo para as demandas estratégicas e operacionais. Nisso então um dimensionamento correto de equipe, facilidade para localizar dados estratégicos e planejamento refinado em operações durante a execução do projeto.

5. Aumenta a interação da equipe de trabalho

Uma das grandes propostas do BIM é sua natureza interdisciplinar e coletiva. Assim, ele reúne informações úteis para todos os setores e equipes da empresa. Portanto, essa construção em conjunto incentiva a parceria dos colaboradores.

Com isso, o trabalho em equipe cria um clima organizacional de união. Entre os profissionais que se integram com essa tecnologia estão: arquitetos, engenheiros, time de Tecnologia da Informação e de logística.

Como você viu, o projeto em BIM oferece mais multidisciplinaridade, organizando o dia a dia das empresas. Fora isso, também garante processos com mais qualidade, dinamismo e consistência.

Então, se você se interessou pelo sistema BIM, entre em contato com a Betel Arquitetura e saiba como ele pode revolucionar a sua obra.

 

 

Tagged: , ,

Você também pode gostar