25 de setembro de 2017 betel

Seu projeto sustentável

Cada vez mais pessoas procuram uma forma de construção que vise à preservação da natureza. Sem dúvida toda construção causa algum impacto no meio ambiente, porém conseguir fazer isso de forma a reduzir os danos é a meta de muitos clientes atualmente. Com isso foi criado o nome “projeto sustentável”, que é o projeto engajado com a preservação da natureza.

 

É possível integrar a sustentabilidade em várias partes da sua obra, desde o uso cotidiano ao uso de materiais que não agridem o meio ambiente. Além de contribuir para um planeta melhor gerando uma conscientização, também se tem a vantagem da economia em longo prazo.

O que caracteriza um projeto sustentável é o bom uso da água, energia e recursos, proporcionando ao mesmo tempo conforto para o morador daquele espaço, reduzindo também a emissão de CO2 e demais poluentes.

Materiais sustentáveis

As casas no modelo natural estão ganhando cada vez mais o gosto dos clientes. Usado materiais como COB, bambu, adobe ou até materiais reciclados são feitas construções belíssimas, econômicas e que respeitam a natureza. Abaixo seguem os tipos mais populares de materiais usados em casas sustentáveis.

1) Casa de ADOBE

Sendo os materiais mais antigos em construção, os tijolos de adobe trazem em sua composição uma mescla de terra, água e fibras orgânicas. Os benefícios da utilização de adobe são baixo consumo de energia na fabricação, isolamento térmico, isolamento acústico, não é tóxico e também possui matéria prima em abundância.

 

2) Casa de COB

Esse material está sendo divulgado recentemente por organizações centradas na temática de construção natural. Sua composição é areia, argila e palha. Essa combinação é resistente ao fogo e também a abalos sísmicos. Tem custo muito baixo e é muito usado em arquiteturas mais esculturais e artísticas, devido ao fácil manuseio.

3) Casa de Pedra

Além de ser um material abundante no planeta, esse tipo de casa é muito resistente a mudanças climáticas e trazem a vantagem de ter um baixo custo. Outro benefício desse tipo de construção é a beleza, diferenciação e o ar rústico que traz.

 

4) Casa de madeira

Fazendo uso de madeira reaproveitada, a quantidade de desmatamento diminui e evita o corte de outras árvores. Esse tipo de material é um recurso renovável e existe em várias áreas que exportam madeira de reflorestamento.

 

5) Casa de bambu

Sendo o material com maior sustentabilidade do mundo, esse material é encontrado abundantemente em nosso planeta com facilidade de crescimento. É flexível e resistente garantindo que o construtor possa usar sua criatividade

 

Recursos sustentáveis

Na idealização do seu projeto, muitos recursos podem ser utilizados para tornar um ambiente mais sustentável. Confira abaixo algumas dicas.

1) Telhado verde

Sobre uma membrana impermeável, em geral é composto por gramíneas. Por ter uma alta capacidade de absorção de água, ajuda na refrigeração da casa ajudando na sensação térmica do local.

2) Energia solar

Placas coletoras instaladas no telhado captam a energia solar usada, por exemplo, para esquentar a água do banho. Esse é um sistema que reduz a conta de eletricidade, mas tem um custo elevado na sua construção.

3) Recolhimento da água da chuva

Nesse sistema calhas podem ser utilizadas, reaproveitando a agra para descargas e lavanderia. Nesse caso é necessário ter uma caixa-d’água própria para essa finalidade.

 

Outras ideias para seu projeto sustentável:

 

Ficou animado para ajudar o meio ambiente e ainda fazer uma economia para sua casa?

 

Você também pode gostar