Já ouviu a famosa frase que “menos é mais”? Ela se encaixa perfeitamente no conceito de decoração minimalista. Esta filosofia defende a simplicidade. A ideia é ter um local com itens selecionados, porém com qualidade. E esse detalhe faz toda a diferença.
Confira as melhores inspirações para decorar com poucos elementos e mesmo assim manter o estilo e beleza do ambiente.
Dicas para criar uma decoração minimalista
Para fazer um arranjo com elementos essenciais e sofisticados, é preciso estar atento para algumas dicas:
- Separar o fundamental
Uma das sugestões de Marie Kondo em seu livro “A mágica da arrumação” é categorizar os itens através do seguinte pensamento: “isto me faz feliz?”. Usando esta estratégia você estará cercado apenas por itens que ama de verdade e vai evitar a sobrecarga visual dos ambientes.
- Fazer uma faxina
Antes de começar sua decoração minimalista, é preciso eliminar tudo que está poluindo sua casa. Você pode categorizar os itens da sua organização em: Doar, Consertar ou Desfazer. Depois de fazer isto verá como coisas sem muita utilidade estavam tomando espaço em seu lar.
- Fazer o planejamento
Depois de ter o ambiente limpo e com os seus itens favoritos em mão, é hora de analisar o espaço disponível e ver como cada objeto será arranjado. Não tenha medo de ousar na decoração e brincar com cores e formas, mas lembre-se do lema principal da filosofia minimalista: seja simples.
- Começar a decoração
Estando atento à praticidade de cada elemento, o lema do seu cômodo é: ser funcional. O ambiente deve estar prático, livre de excessos e agradável para você.
Inspirações minimalistas
Agora que já traçou seu plano para criar um ambiente clean, confira essas indicações e inspire-se para criar o seu próprio lugar especial:
1) Linhas retas, branco e madeira
Os móveis em linha reta trazem um tom elegante e sóbrio ao ambiente. A madeira em tom escuro brinca com a parede branca. Já os detalhes em azul proporcionam leveza ao cômodo.
2) Branco e preto
Esta inspiração dispensa papéis e adesivos de parede ou texturas diferenciadas. O grande charme vai para a divisão meio a meio entre branco e preto, pincelados por detalhes em tons terrosos.
3) Preto e tons pastel
A decoração focada na simplicidade não quer dizer falta de cor ou vida. O objetivo é que tenha o essencial, trazendo conforto e facilidade para o seu cotidiano. A mesa de centro em mármore, com poucos elementos nas cores preto e branco, conversa com o ambiente claro, trazendo a sensação de luminosidade.
4) Branco total
Fazendo uso da paleta de cores neutras, essa cozinha transmite um ar de organização, limpeza e um toque de acolhimento, com os elementos amadeirados. A cadeira em modelo antigo, destacada na parede de fundo traz um toque de estilo ao ambiente.
5) Romantismo clean
As cores neutras continuam reinando nesse estilo, com grande ênfase para o branco. O espelho redondo de moldura metálica trouxe dinamismo para a cena. O toque romântico fica por conta dos móveis delicados e das flores, trazendo vida para o ambiente.