Como decorar ambientes pequenos

26 de setembro de 2017
26 de setembro de 2017 betel

Como decorar ambientes pequenos

Decorar sua casa é sem dúvida uma tarefa muito prazerosa de ser feita, porém pode ser também muito desafiadora quando se trata de um ambiente pequeno. Criar uma atmosfera organizada e em harmonia, combinando os elementos entre si, sem causar acúmulo é algo que precisa ser bem planejado.

Seja em um apartamento ou casa de tamanho reduzido, quitinete ou loft que não tem divisões, é importante driblar a falta de espaço usando algumas dicas e também a criatividade. E é com isso que vamos ajudar você hoje!

Definindo o seu estilo

Antes de entrar na decoração propriamente dita, é importante que você pare um momento e avalie qual tipo estilo sua casa tem. Ou seja, qual personalidade você está mostrando nos detalhes do espaço onde mora? Basicamente, você pode dividir em três estilos primários: Moderno, Tradicional e Retrô.

– Estilo Moderno

É baseado em tecnologia e inovação. O mobiliário traz elementos futuristas e geométricos. Apresenta materiais como fibra de vidro, aço escovado e plástico. Faz uso de cores claras e neutras.

– Estilo Tradicional

É baseado em elementos bem detalhados, como tecidos estampados e é um estilo que cai no gosto de mais pessoas. Tem um grande destaque para os móveis que trazem um toque rústico com tons amadeirados.

– Estilo Retrô

É baseado em cores vibrantes trazendo elementos vintage. Os móveis são planejados para relembrar os anos 70 ou 80, trazendo uma história para cada peça de decoração.

Dicas para decoração

Depois de definir o estilo de ambiente que você quer compor, fica muito mais fácil escolher as peças que vai usar de acordo com a personalidade que quer transparecer em sua casa. Mas não basta apenas saber quais materiais usar, é preciso saber também como usar e nisso as técnicas de decoração de interiores pequenos vai ser uma grande ajuda.

  • Decore de forma Clean

Escolha objetos específicos que sejam marcantes. Usar muitos ornamentos pode dar a sensação de um ambiente sufocante e apertado. Escolha alguns objetos-chave, como um vaso diferenciado ou almofadas coloridas para serem destaque.

  • Use cores claras

Se seu espaço é reduzido, nada melhor do que usar cores claras nas paredes para ter um ar de amplitude. Além de deixar o ambiente neutro, funciona como um plano de fundo para que os objetos decorativos e mobiliários sejam o centro das atenções.

  • Divida com Cortinas, Biombos e Painéis

Ótimas opções para fazer a divisão de espaços integrados. Além de práticos ainda são estilosos e garantem a privacidade, permitindo que você solte a criatividade na hora de utilizar esses elementos. Mas lembre da dica número um: “decore de forma clean”, se você fizer muito uso desses objetos pode sobrecarregar o ambiente.

 

 

  • Abuse dos Móveis Embutidos

Alguns móveis embutidos são mesas dobráveis e camas suspensas. Esse tipo de móvel é indicado para fazer uso da melhor forma de cada espaço disponível. As camas embutidas são boas opções, durante o dia elas ficam escondidas como se fossem mais uma parede ou parte de algum móvel e na hora de dormir, basta só puxar a cama e pronto! Outro item para otimizar o espaço é o painel 3 em 1, que se transforma em sofá, prateleira e cama. Já as mesas dobráveis, seguem o mesmo padrão, você faz suas refeições ou trabalhos normalmente e quando não quiser mais utilizar é só esconder no espaço embutido. Simples e versátil.

  • Use a decoração para delimitar espaços

Se o local onde você mora não tem cômodos separados, essa dica vai ser de grande ajuda. Faça uso da organização de móveis aproveitando os diversos ângulos para delimitar onde fica cada ambiente. Você também pode usar esse esquema fazendo a divisão com tapetes também.

  • Utilize Obras de Arte

Nada mais simples e elegante para preencher uma parede vazia do que um belo quadro. As obras de arte vão além de um mero acessório, pois sozinhas podem indicar o estilo do proprietário, sem precisar de muitos outros elementos. Se você tem o estilo retrô, fazer uso de um quadro de pop arte traz um tom histórico para o local, por exemplo. Na decoração tradicional, fazer uso de paisagens é bem interessante, já o estilo moderno pode trazer obras com temas urbanos.

Gostou das dicas? Com essas sugestões você já consegue decorar seu novo lar ou fazer melhorias nos espaços que já tem. Definindo o seu estilo de ambiente, seja Moderno, Tradicional ou Retrô, fica muito mais fácil de saber o que está combinando ou o que está sobrando e assim fazer a sua decoração dos sonhos.