27 de abril de 2018 betel

Você sabe quais são os primeiros passos de uma reforma?

Na hora de mudar a casa acontece toda aquela animação. Porém, surge a dúvida: quais são os primeiros passos de uma reforma? Se está sem saber por onde começar, fique calmo. Estamos aqui para ajudar.

Descubra as etapas de uma reforma organizada e deixe seu lar do jeito que sempre quis.

Normas técnicas de uma boa reforma

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), toda modificação na estrutura de imóveis deve ser aprovada. Ou seja, ter um plano de gestão e execução de obras realizado por um arquiteto ou engenheiro.

Esse projeto deve ser entregue ao síndico do seu condomínio. No documento deve conter uma avaliação das plantas do prédio. Isso é importante para conferir onde estão as tubulações, vigas e fiações elétricas.

O profissional fica encarregado da obra e assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Ambos têm a mesma função.

 

Os primeiros passos de uma reforma organizada

Com o projeto de reforma em mãos, o profissional ajudará nas etapas da sua construção. Geralmente é dividida nos passos a seguir.

1- Demolir

É a parte em que as paredes precisam ser quebradas. Veja se o entulho está sendo acomodado no lugar certo, evitando acumular todos os resquícios em um mesmo local.

2- Descartar

A forma correta de fazer a limpeza do entulho é contratar caçambas que realizem o descarte em um espaço adequado. Isso porque esse material não pode ser deixado em terrenos vazios ou calçadas, podendo até gerar multa.  

3- Consertar

Nessa parte é preciso fechar as rachaduras superficiais ou buracos na parede. Dessa forma, elas parecerão novas e tudo estará pronto para a reforma. São feitas mudanças na parte hidráulica e elétrica.

4- Reconstruir

Esse momento é para construir uma nova parede ou cômodo. O arquiteto informará qual a melhor forma de realizar essa etapa. Essa orientação é essencial para que não danifique alguma tubulação, por exemplo.

5- Pintar

É uma das partes finais entre os primeiros passos de uma reforma. Seria o pré-acabamento da nova parede ou cômodo. Nessa hora será escolhida a pintura e a cor de cada área.

6- Revestir

São recolocados os pisos e as pastilhas. O revestimento na parede é refeito da forma que o cliente deseja. Essa parte deve ser uma das últimas para que não manche o porcelanato, cerâmica ou piso de madeira.

 7- Finalizar

Por fim, são instaladas as peças da parte hidráulica como pias e sanitários. Também é reinstalada a iluminação e ocorre a limpeza final.

 

Comece agora mesmo a reforma da sua casa

Depois dessas etapas, a casa estará pronta para receber a nova decoração. Abuse da composição de móveis estilosos e de belos papéis de parede.

Lembre que antes de começar os primeiros passos de uma reforma, é importante entrar em contato com uma empresa de execução de projetos. Assim, estará cumprindo as normas técnicas e poderá garantir a segurança da sua obra.

Já está pronto para começar sua reforma? Então entre em contato conosco. Será um prazer atender você!

Você também pode gostar