29 de março de 2018 betel

O que é melhor: comprar ou construir um imóvel?

Na hora de optar por uma residência própria aparecem várias dúvidas e a principal delas é se o melhor seria comprar ou construir um imóvel. A casa própria é o sonho de muitas famílias, mas a burocracia envolvida pode desanimar.

Não se preocupe. Reunimos várias dicas para ajudar você a sair do aluguel e escolher a opção mais adequada para o seu caso. Confira!

O peso do aluguel

 

O aluguel é um dos maiores pesos no orçamento familiar e individual. Logo, muitas pessoas têm vontade de morar em uma residência própria. Com isso o valor que seria gasto mensalmente poderá ser economizado para outros fins.

Outro fato é que, como o valor do aluguel aumenta todo ano, acaba gerando uma insegurança para os moradores do imóvel. Fora a necessidade de prestar contas todo mês para o proprietário.

Entre as desvantagens de morar em uma casa alugada está o fato de não poder alterar muito a estrutura original. Para fazer obras mais elaboradas é preciso autorização do dono do imóvel.

Porém, uma vantagem é que se desejar um imóvel mais caro, é possível juntar o valor por certo tempo e quitar tudo à vista. Isso porque as opções de financiamento sempre saem muito mais caras do que o preço a vista.

 

A burocracia para comprar ou construir um imóvel

Na hora de decidir o que seria mais vantajoso entre comprar ou construir um imóvel, surgem diversas dúvidas. Isso porque uma casa construída não apresenta todo o trabalho com a gestão e execução de obras.

Porém, dependendo da casa adquirida, pode haver a necessidade de realizar a legalização de imóveis. É bom que verifique toda a documentação para o processo. Do contrário, a residência será considerada ilegal para a SMU.

No caso da compra do imóvel pronto, fique atento aos seguintes fatores:

  • conferir a matrícula do imóvel, para verificar quem é o proprietário;
  • averiguar se há ou não hipotecas;
  • verificar se há ou não penhora;
  • analisar a situação fiscal do imóvel (ou seja, se há ou não dívidas);
  • constatar se há ou não cláusula de inalienabilidade, caso haja, o imóvel não poderá ser vendido, hipotecado ou transmitido.

Por outro lado, ao adquirir um terreno e construir seu imóvel, será necessário investir no projeto de arquitetura. Isso garante que sua construção seguirá todas as normas exigidas e também estará de acordo com seu gosto pessoal.

 
O que é melhor comprar ou construir um imóvel?
Caso não haja urgência para a mudança e possa esperar um tempo, é uma boa ideia planejar sua casa da forma que sempre sonhou. Dessa forma poderá escolher o local e a infraestrutura que atenda mais às suas necessidades.

Já se a mudança for algo que não pode esperar, opte pela compra da casa construída. Apenas verifique se o vendedor disponibiliza a documentação completa e será preciso legalizar o imóvel.

Uma dica importante é, caso opte pela construção, realize a gestão e execução de obras com profissionais qualificados. Esse investimento evitará várias dores de cabeça no futuro.

Gostou das dicas sobe comprar ou construir um imóvel? Então não deixe de entrar em contato conosco para garantir que o processo de construção ou legalização seja mais tranquilo.

Você também pode gostar