Como legalizar um imóvel sem escritura

8 de fevereiro de 2018
8 de fevereiro de 2018 betel

Como legalizar um imóvel sem escritura

Durante a compra e venda de uma casa ou terreno existe uma grande burocracia. Algumas pessoas não estão cientes de toda a documentação necessária para ter um imóvel regularizado. Com isso, um documento importante pode ser deixado de lado, como a escritura. Será que é possível legalizar um imóvel sem escritura?

Entenda mais sobre a importância de ter um imóvel regulamentado e quais soluções podem ser tomada no caso de não possuir a escritura do local.

 

Qual a importância da escritura?

A escritura é um contrato no qual constam todos os dados da venda, do comprador e do vendedor do imóvel. Logo, é a escritura que prova quem é o proprietário daquele terreno.

Ou seja, se a escritura do seu imóvel estiver em nome de outra pessoa, ela que é considerada a dona do local. E não importa se você mora nesse imóvel há anos. O que vale é o que está no documento.

Outro fato importante a saber é que para ter valor legal, a escritura deve ter registro em cartório. Para isso, é cobrada uma taxa de aproximadamente 4% do valor total da propriedade.

É possível realizar a venda sem ter essa documentação, mas essa será uma forma ilegal. Com isso, pode haver riscos tanto para quem compra quanto para quem vende. Além disso, judicialmente, seria como se a propriedade não existisse.

O que fazer quando não se tem a escritura do imóvel?

Alguns fatores podem ocasionar a aquisição de um terreno sem escritura e mesmo assim realizar a construção de uma casa. Exemplos disso são quando a venda é feita por contrato particular ou não é realizada uma escritura pública de transferência.

Pode ser ainda que o imóvel esteja em processo de inventário ou em casos que o vendedor não quis ter preocupações com a documentação.  Porém, esse descuido levará a mais dores de cabeça do que teria antes.

O processo para legalizar um imóvel sem escritura pode levar um bom tempo. Ainda mais se for necessário entrar com um processo judicial. Mas existem algumas formas para solucionar o problema.

  1. Entrar em contato com os antigos proprietários

Uma opção mais rápida e simples é contratar os antigos donos do imóvel. Feito isso, basta levá-los ao Cartório de Notas de sua cidade e pedir para que seja lavrada a nova escritura.

Com isso, para dar entrada na documentação é preciso levar alguns outros documentos como:

 

  • RG,
  • CPF,
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de matrícula do Imóvel

Para não deixar nenhuma documentação importante de lado, lembre-se de pedir ao cartório a lista completa com antecedência.

  1. Entrar com um pedido de Usucapião

Porém, nem todos os casos podem ser resolvidos da forma mais fácil. Se não for possível localizar os antigos proprietários, a solução mais viável é entrar com um processo de Usucapião.

Com isso, será permitido que o novo proprietário comprove judicialmente que o imóvel pertence a ele. Esse pedido pode ser feito no Cartório de Registro de Imóveis ou com a ajuda de um processo na justiça. Isso dependerá da situação do imóvel.

Para entrar com o pedido, o dono deve comprovar que reside naquele local a pelo menos 5 anos. Isso pode ser feito por meio de:

  • fotos;
  • contas;
  • testemunhas.

Escritura Definitiva X Promessa de Compra e Venda

A escritura definitiva é uma documentação registrada em cartório que contém o valor total do imóvel. Nela constam as taxas de Imposto de Transferência de Bens e Imóveis (ITBI) e também o importo de renda. Com a escritura o imóvel passa a ser definitivamente do novo comprador.

Já a promessa de compra e venda formaliza a transação do imóvel. Ela define os deveres tanto do comprador quanto do vendedor. É comum que ela seja utilizada em casos de parcelamento ou quando são estabelecidas outras formas de pagamento, que não sejam a quitação total do imóvel.

Ou seja, a escritura conclui o negócio, já a promessa de compra e venda é um documento preliminar. A promessa de compra e venda funciona como uma forma de segurança jurídica durante a negociação. Porém, a transferência definitiva só acontece quando a escritura é lavrada.

Com essas dicas, o processo para legalizar seu imóvel sem escritura será menos complicado. Assim, você já não se sentirá mais perdido sobre o que fazer nessa situação.

Quer ter mais tranquilidade durante a legalização de imóveis? Então conte com nossa ajuda.