18 de dezembro de 2017 betel

Aprenda a escolher a mesa ideal para sua sala de jantar

Sejam elegantes, modernas, de metal ou de rústica, é importante saber como escolher a mesa ideal para sua mesa de jantar. Os modelos são diversos e isso fica ao seu gosto. Hoje vamos ajudar com a parte técnica. Entenda mais sobre os aspectos ergonômicos para garantir o conforto e bem-estar de sua família.

O que levar em consideração?

Para garantir um ambiente agradável para as refeições com a família é importante estar atento a algumas medidas. A frequência que as cadeiras serão utilizadas faz diferença. Por isso você deve considerar se sua sala de jantar é usada diariamente ou apenas em eventos especiais.

Para o uso cotidiano, escolher um jogo de cadeiras confortável é imprescindível. Não esquecendo, claro, da beleza desta peça e da combinação com o design interior. Afinal, utilizar todo dia um móvel que não nos agrada é terrível. Então a primeira dica é: beleza e comodidade!

Preste atenção também ao espaço que tem disponível. Se tem um cômodo apenas para sua mesa de jantar fica muito mais fácil achar o tamanho correto. Mas se ela for integrada a outro espaço, é preciso verificar as medidas para não correr o risco de errar o tamanho.

O que observar na hora da compra?

Não basta apenas se deixar levar por um design incrível. É preciso analisar alguns detalhes para não se arrepender depois de já estar com os móveis em casa. Economize seu dinheiro e invista em um produto ideal para você, seja seu espaço grande ou pequeno. Confira estas dicas:

  • Largura e formatoLeve em conta o espaço que você tem disponível. Tire as medidas antes de ir à loja. Considere a largura e profundidade das cadeiras, além do comprimento e formato da mesa. Veremos isso em mais detalhes no decorrer do assunto.
  • Quantidade 

    A quantidade de cadeiras que ocuparam a mesa vai depender do local que elas ficarão. Também é importante avaliar a dimensão da sua família e se você vai querer realizar eventos grandes em sua casa. O tamanho adequado da sua mesa e o número de cadeiras vai depender da sua rotina e planos.• Mesmo modelo

Para ter um estilo diferente na decoração e estar nas tendências, você pode fugir do padrão. Utilizar cadeiras diferentes dá um charme a mais para sua sala de jantar. Fique atento apenas para seguir o mesmo estilo e manter uma cartela de cores.

  • Testes

    Se for possível, experimente a cadeira e veja se a altura da mesa está regulada. Em compras pela internet fazer isto não é uma opção, mas você pode procurar nas lojas físicas o modelo que deseja e pedir para ver no estoque.

 

Qual a distância certa entre mesas e cadeiras?

O espaço em volta da mesa deve ter 90cm, no mínimo e, idealmente, 1,20m. Já para os assentos, é importante dispor de espaço livre de, pelo menos, 60 cm para cada pessoa.

As cadeiras, em geral, ocupam 50 cm, incluindo largura e profundidade. Caso seu modelo possua braços, acrescente mais 10 cm.

  • Mesas com 4 lugares

Sejam quadradas ou redondas, elas têm em geral a medida de 1,00 m x 1,00 m. Para mesas retangulares, o tamanho ideal é 90 cm x 1,40.m

  • Mesas com 6 lugares

Para as redondas, o diâmetro é de 1,20 m. Já para as quadradas o tamanho ideal é de 1,40 m x 1,40 m. As retangulares pedem 1,00 m x 1,80 m.

  • Mesas com 8 lugares 

    Sendo redondas, possuem um diâmetro de 1,50 m. E as quadradas possuem esta mesma medida para todos os quatro lados. As retangulares, por sua vez, ocupam 1,10 m x 2,40m.

  • Mesas com 10 lugares

    Estas mesas são perfeitas para comportar um maior número de pessoas em reuniões familiares. As redondas ficam com 1,80 de cumprimento. As quadradas precisam de uma medida de 2 m para em cada lado. E, por fim, as retangulares devem medir 1,10 m x 2,80 m.

https://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/tabela-de-medidas.png

 

Gostou dessas dicas para escolher a mesa ideal para a sala de jantar? Agora você já pode agradar a toda família. Não deixe de conferir mais sacadas na nossa categoria Dicas de Decoração.

Você também pode gostar