Você decidiu fazer umas mudanças em seu lar. A família cresceu e precisa de mais um quarto para o bebê ou você quer investir em um escritório em casa. Porém, não tem ideia de como começar a planejar sua reforma, certo?
Não se preocupe! Separamos um guia com 5 dicas para facilitar sua vida nesta hora. Claro que a sujeira e o barulho são parte do processo, mas é possível evitar mais transtornos com um bom planejamento. Confira!
1) Avalie quais cômodos serão reformados
Você pode definir que mais de um local precisa de reformas ou talvez a casa inteira. Mas não é porque você deseja reformar a sala e a cozinha que vai fazer isso ao mesmo tempo.
É importante definir sua prioridade. Feito isso, comece pelo cômodo mais importante ou com mais necessidades. Pense em longo prazo. Talvez aconteça algum imprevisto e para você não deixar a obra pela metade é importante avaliar por onde começará sua reforma.
Nessas horas é sempre bom ter modelos para saber o que você deseja mudar.
2) Monte um cronograma
Após definir qual vai ser o começo do seu planejamento, é hora de saber o que será feito e em quanto tempo.
Quais são seus objetivos com essa mudança? É ter mais espaço? Ou talvez mudar o piso que já não está dos melhores? Escreva em uma lista ou faça no Excel uma planilha contendo:
- Qual cômodo será reformado?
• O que irei reformar?
• Qual a estimativa de tempo para a obra?
3) Contrate especialistas
Outra etapa importante do seu planejamento é definir quais profissionais serão necessários para realizar a gestão e execução de obra. Durante este período você pode consultar amigos e pedir indicações. Referências de bons serviços são sempre bem-vindas e proporcionarão mais segurança para você e sua família.
Algumas pessoas que geralmente atuam nesse processo são: arquitetos, designers de interiores e operários.
Não tenha pressa para obter informações sobre os especialistas que atuarão em seu projeto. Melhor levar um pouco mais de tempo durante a pesquisa do que sofrer dores de cabeça depois de gastar seu dinheiro.
4) Pesquise pelo menos 3 fornecedores
Agora que você tem clareza sobre o que será feito e quem fará, é importante fazer uma análise sobre o que será comprado. A dica é avaliar pelo menos 3 casas de materiais de construção diferentes e solicitar orçamento.
Ao fazer isso você não ficará preso a apenas uma opção, que muitas vezes pode não ser a mais rentável. Depois de escolher seu fornecedor ou fornecedores, lembre-se de estimar um orçamento.
E uma grande dica é não comprar nada antes de consultar os profissionais que trabalharão com você. Comprando antes do tempo você corre o risco de desperdiçar material ou de adquirir menos do que seria necessário.
5) Faça o seu orçamento
Depois de entrar em contato com as empresas que irão atuar na sua obra é hora de contabilizar quanto irá investir. A sugestão da planilha de cronograma é válida aqui também. Crie um documento contendo os seguintes dados:
- Profissionais a contratar;
• Fornecedores;
• Valor total dos serviços
Após fazer isso, você terá uma noção de quanto vai ser investido em sua reforma.
Depois de começar o seu projeto, lembre-se de ser participativo no processo. Avalie se tudo está correndo de acordo com o que você definiu e se os prazos estão sendo cumpridos.
Obras são sempre processos mais demorados, então tenha paciência. Escolha bem quem vai trabalhar com você, porque é melhor pagar um pouco mais e ter um trabalho bem feito de uma vez do que ter que pagar duas vezes.
O que achou do nosso passo a passo para planejar sua reforma? Obras não precisam significar preocupação, se você se organizar e contar com bons colaboradores. Quer conferir mais inspirações? Então não deixe visitar nossa categoria Dicas de Reforma.