23 de novembro de 2017 betel

Como fazer o seu jardim com gramado

Você sempre sonhou em ter um gramado verdinho igual aos que via nos filmes? Ideal para um piquenique com a família, para brincar com o seu animal de estimação e para relaxar no final de semana, não é? Então, saiba que é mais fácil do que imagina. Confira algumas dicas para fazer o seu jardim com gramado.

Preparo do solo

Solo deve estar sem pedras ou raízes. Você deve remover os entulhos com uma profundidade em torno de 15 a 20 cm.

Acerte o terreno, corrigindo desníveis. Adicione a camada superficial do solo. Fique atento para trabalhar com o solo meio seco, porque essa forma facilita na hora de desfazer os torrões.

A drenagem do solo deve ser feita apenas se a camada subjacente for argilosa, com isso será preciso fazer a instalação de manilhas de drenagem, porque, caso contrário, a água retida poderá apodrecer as raízes. Já se o solo for arenoso, com cerca de 20 cm de cascalho abaixo da superfície, a drenagem não precisará ser feita.

O nível de pH do solo também é importante. O gramado pede um índice de pH em torno de 6 e 6,5, sendo um solo ácido. Para saber se seu solo é ácido ou alcalino, basta ficar atento a cor da terra. Se ela for bem escura, é um solo ácido. Mas se a cor for esbranquiçada, ele se trata de um solo alcalino.

Fertilização da Grama

A adubação é importante para manter uma grama verde e bonita. Um solo sem nutrientes resultará em um gramado com aspecto de malcuidado. Você deve fertilizar seu gramado antes do trabalho e depois como manutenção.

Para solos argilosos, o indicado é uma mistura de 75% de areia e 25% de matéria orgânica. Já para os solos arenosos, é indicado 75% de terra vegetal, acrescida dos 25% de matéria orgânica.

Durante a manutenção, recomenda-se utilizar fertilizante adequado com nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), no mínimo uma vez por ano, da forma indicada pelo fabricante.

Criação do Gramado

É possível plantar sementes de grama ou comprá-la em forma de tapete, uma maneira mais rápida. Caso vá fazer o plantio, as sementes devem ser bem irrigadas, sendo regada pela manhã e no começo da noite, atentando para que o sono não fique seco. Isso deve ser feito diariamente nos 20 primeiros dias.

Se você optar pela segunda forma, os tapetes têm, em geral, a medida de 60 cm por 40 cm. Em determinados locais, você precisará recortar os tapetes para cobrir alguns espaços menores. Nesses casos, pode fazer uso da pá ou de uma faca com serra normal. Depois de dispor os tapetes, basta passar um rolo para grandes gramados ou, em caso de um espaço pequeno, bater com a pá.

A grama pode ser plantada em todas as épocas do ano. Porém, algumas variedades são mais resistentes ao frio, como:

• grama esmeralda,
• grama são-carlos,
• grama santo-agostinho.

Seja plantando ou colocando os tapetes, você poderá fazer um belo jardim com gramado. A partir dessa ideia, pesquise mais sobre as diversidades de grama e a melhor forma de montar um belo gramado. Não deixe de conferir outras sugestões de faça você mesmo aqui!

 

Referências:

www.casadicas.com.br/jardinagem/como-plantar-grama-em-um-jardim-em-casa/
www.mundohusqvarna.com.br/coluna/os-sete-erros-que-podem-arruinar-seu-gramado-recem-implantado/
www.casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-grama-esmeralda-3323.html
www.jardimflordoleste.com.br/como-plantar-grama-em-jardim/

Você também pode gostar