16 de outubro de 2017 betel

O que faz um designer de interiores exatamente?

Decorar nossa casa ou apartamento é sempre muito empolgante. Imaginar que o espaço que vivemos vai ficar do jeito que sonhamos é maravilhoso. Mas nem sempre é a tarefa mais fácil, por isso há especialistas que podem ajudar nessa tarefa, como o designer de interiores. Então você decide contratar um, com base no nome, mas não tem certeza se essa escolha é a mais adequada para ajudar você. E agora?

Fique calmo, que hoje você vai tirar essa dúvida. Descubra agora o que faz um designer de interiores exatamente e veja se ele é a pessoa que pode levar seu projeto para o próximo passo.

Quem é o designer de interiores?

Esse profissional, que antigamente era chamado de decorador, é responsável por cuidar de espaços internos, tanto em residências, quanto em empresas. Esse especialista pode organizar também instalações não fixas, como eventos, feiras e estandes de vendas. Ele possui um olhar apurado, não focando somente no que é visualmente bonito, mas também no que é prático e funcional. Suas observações incluem: cores, ergonomia, tamanho e proporção

O designer determina também os melhores materiais de revestimento e acabamento. Além disso, ele define as cores, a distribuição da mobília e a iluminação ideal. O profissional trabalha em parceria com: arquitetos, pedreiros, eletricistas, marceneiros e pintores

Ele se especializa em matérias como:

  • Estética e história da arte;
  • Oficina de desenho;
  • Desenho arquitetônico;
  • Estudos de Antropologia e Sociologia;
  • Teoria das cores e organização espacial;
  • Metodologia do projeto;
  • História do Design;
  • História do mobiliário;
  • Projeto de interiores — residenciais, comerciais e institucionais;
  • Oficina plástica;
  • Conforto ambiental;
  • Materiais de construção;
  • Instalações prediais;
  • Gestão de obras;
  • Automação de ambientes;
  • Empreendedorismo;
  • Ética profissional.

O que faz um designer de interiores?

O seu objetivo é deixar um local com a melhor disposição de móveis, luz e decoração. O trabalho do designer está dividido em duas etapas centrais: planejamento e execução. Ou, em outras palavras, projeto e gerenciamento.

– Projeto: Elaboração de plantas e maquetes com destaque para cor, estilo e disposição do mobiliário e objetos decorativos.

-Gerenciamento: Acompanhamento da compra de imóveis e acessórios, realização de orçamento e contratação de mão de obra para troca de pisos ou pintura de paredes, por exemplo.

São também tarefas desse profissional: cuidar da sustentabilidade, projetar mobiliários e planejar o paisagismo.

– Sustentabilidade: Projeção de ambientes que façam uso de materiais sustentáveis, levando em conta a economia de água, energia e redução do impacto ambiental.

– Projetação de mobiliário: criação de peças de acordo com o desejo do cliente, de forma que sejam adequadas ao espaço.

– Paisagismo: Organização, montagem de projeto e decoração de forma esteticamente agradável espaços com jardins e plantas.

Design de interiores X Arquitetura de Interiores 

Tanto o designer quanto o arquiteto atuam na composição de ambientes, tanto comerciais quanto de casas e apartamentos. Porém, o arquiteto especializado em interiores pode realizar todos os tipos de obras. Ele tem autonomia para mexer na estrutura física do local, como determinar a derrubada de paredes e reformulação de instalações elétricas e de encanamento. O designer, por sua vez, apenas atua na organização visual do espaço e não pode fazer obras que precisem do conhecimento técnicos de engenharia, por exemplo. 

Pronto para contratar?

Depois de entender melhor o que faz o designer de interiores, você já está pronto para contratar o melhor profissional para o seu projeto. Esse especialista faz muito mais do que apenas colocar quadro em paredes, como podem pensar os menos informados, e mesmo assim, saber como dispor um quadro é uma tarefa que inclui seus truques. O designer cuida da melhor forma de interação entre pessoas e espaço, fazendo uso da criatividade e adequando o gosto do cliente ao local decorado. Tudo para deixar sua casa mais aconchegante e também com a sua personalidade. Aproveite e visite nossa categoria de decoração para ter as melhores ideias para a composição do seu lar.

Você também pode gostar