6 erros comuns no projeto de banheiro e como evitar

29 de setembro de 2017
29 de setembro de 2017 betel

6 erros comuns no projeto de banheiro e como evitar

Planejando reformar ou construir seu banheiro? Seja ampliar, melhorar ou derrubar tudo e fazer um novo, a parte de traçar o que será feito e como a obra será realizada é muito importante. Fique atento na hora de fazer o projeto. Existem alguns erros muito comuns e se você não prestar atenção vai acabar gerando uma grade dor de cabeça. Confira esses 6 erros – e como evitar cometê-los – para que seu futuro projeto de banheiro fique bem completo.

Erro 1- Deixar de fazer o planejamento

Se você não planejar o que será feito e começar a obra na sorte, vai gerar um processo desorganizado e que, com certeza, gastará mais do seu dinheiro. Começar qualquer projeto sem saber qual o objetivo final sempre gera perda de tempo e acaba sendo um esforço maior e desnecessário.

Como resolver:

– Você pode montar um plano de obra contabilizando o que será utilizado, a quantidade de cada um, quais profissionais vão trabalhar no projeto e o prazo que pretende finalizar.

– Você deve decidir o que exatamente pretende fazer. Se vai ser um pequeno ajuste ou uma obra completa. Não se deixe levar pelo impulso.

– Se não tem ideia de como fazer esses cálculos, a melhor opção é contratar um profissional especializado para ajudar você nesse processo. Não caia no conto do jeitinho brasileiro para não ter que gastar dinheiro duas vezes.

Erro 2 – Usar materiais inadequados

Fazer uso de materiais que não são apropriados para essa área é algo que pode causar um grande problema. Uso de revestimento de madeira, sem o tratamento adequado, com certeza vai ser desgastado quando entrar em contato com água. Ou ainda usar pisos podidos que podem causar uma queda quando forem molhados.

Como resolver:

– Você pode fazer uma pesquisa sobre segurança na área do banheiro e adequação dos materiais. Com isso você garante a durabilidade e o bom uso dessa área, além de evitar gastos extras.

– Você pode contratar um profissional especializado. É o mesmo caso do erro 1, para não gerar atraso ou problemas, é ideal contar com a ajuda de um arquiteto. Esse profissional economiza seu tempo de procura sobre o que é adequado ou não, porque sabe qual melhor material para utilizar em cada ambiente.

Erro 3– Distribuir mal o espaço

É muito comum encontrar um banheiro onde o sanitário seja muito apertado. Esse local deve ser planejado para aproveitar bem cada área. Ter um local pequeno não é desculpa. Com uma boa organização, respeitando a medida de cada utensílio e da mobília, esse problema é facilmente contornado.

Como resolver:

– Você precisa atento às normas técnicas de segurança.

– Você deve prestar atenção a disposição das lixeiras e papeleiras, para que não fiquem num local incômodo.

– Você também pode buscar referências de projetos para ter uma noção do que deve ou não fazer.

Erro 4– Esquecer da parte elétrica e hidráulica

Quando você presta atenção apenas aos revestimentos e móveis, esquecendo das instalações elétricas e de água, pode esperar que vem problema. Claro que fazer a decoração é muito mais divertido do que pensar sobre os detalhes de funcionamento. Mas do que adianta ter um banheiro bonito e nada funcional?

Como resolver:

– Você pode evitar esse problema com um bom projeto da parte elétrica e hidráulica. Isso é essencial para o seu conforto e também para o bem-estar de todos os moradores.

 

Erro 5 – Ventilar mal o ambiente

Esquecer de projetar aberturas para a ventilação do ambiente acaba deixando o ambiente sufocante. Outro erro nesse mesmo quesito é o uso excessivo de aromatizadores de ar, que acabam fazendo o efeito oposto.

Como resolver:

– Você pode incluir janelas que facilitem a entrada e saída de ar do banheiro.

– Você também pode utilizar exautores elétricos e circuladores, caso não seja possível ter uma abertura apropriada.

– Você pode usar toalheiros elétricos para ajudar na secagem das toalhas durante os dias mais frios.

– Você deve realizar a manutenção frequente e utilizar perfumes neutros para evitar aromas desagradáveis.

Erro 6 – Ter uma má iluminação

Não ficar atento ao projeto de iluminação desse ambiente compromete a boa utilização e circulação do local. As luzes no banheiro são tão importantes quanto em qualquer outro cômodo.

 Como resolver:

– Você deve planejar diversas fontes de iluminação, como uma geral para a área de banho e outra específica para a parte do espelho.

– Você pode aproveitar a luz natural, caso seja possível. Ter um bom projeto luminotécnico garante um banheiro agradável por vários anos.

 

Já havia pensado nesses possíveis problemas? Fazer um bom projeto inclui muitos detalhes técnicos e é preciso prestar bastante atenção. Depois de ver esses erros comuns no projeto de banheiros e saber como evitá-los, ficou muito mais fácil pensar na sua próxima obra. Por que não aproveita e confere esses detalhes que não podem faltar no seu projeto?