Projeto Vinlanda – Natureza, Paz e Cimento
Localizado em Niterói, com um terreno de 1200 m². O espaço disponível era pequeno para a proporção do projeto, sendo assim, um grande desafio. São duas torres de apartamento, com seis apartamentos por andar. O projeto conta com área construída de 17.000,00 m². Pode-se ver nove pavimentos de apartamento e mais um andar do piso da cobertura, além do pavimento térreo de estacionamento, um semi enterrado e um subsolo. Todo esse desenvolvimento visou atingir as vagas necessárias para o empreendimento.
Além disso, a obra também conta com o pavimento de uso comum (puc),que contempla toda a área de lazer do local. A construtora, por sua vez, tem algumas características específicas, pelo fato de possuir alto padrão a fim de atingir um cliente de exigência altíssima. Logo, a Betel tinha que fazer o diferencial.
Essa construtora já traz como marca o uso de materiais nobres como madeira, ou porcelanato com essa temática, brises na fachada permitindo assim um bloqueio solar, sem atrapalhar a ventilação. Foi também proposto um dinamismo na fachada, permitindo que esta mude a partir do ângulo que se observe e um dinamismo também com os brises móveis. Como solução arquitetônica foi trazida uma movimentação nas varandas. Foram criados jardins que mudam de localização de acordo com a posição do apartamento.
Além disso, foram apresentados alguns elementos marcantes, como a escolha de cores. As tonalidades: branco, grafite e laranja, como predominantes do projeto, sendo essa paleta de tom arrojado, pois poucos arquitetos ousam trabalhar mesclando essas cores.
Outros elementos marcantes foram o fechamento da varando trazendo essa verticalidade do projeto, com ressaltos na fachada. A diferenciação dos materiais também trouxe um destaque no projeto. Trazendo bastante área verde, desde o acesso frontal, às varandas até o átrio central (uma espécie de galeria entre os prédios) que foi idealizado para esse projeto. Um destaque vai para a vegetação e iluminação natural distribuídas pela obra que quebra a imagem rígida do cimentado.
No projeto são apresentados apartamentos de dois e três quartos, sendo que outra característica em destaque é que no lugar de ter apenas uma pequena porta de acesso na varanda tem-se uma pele de vidro inteira, que pode ser recolhida. Isso permite uma integração muito maior entre ambientes, proporcionando sensação espacial de amplitude.
Mesmo tendo seis apartamentos por andar, a ideia foi sempre dar o máximo possível de privacidade e exclusividade para os moradores. O pavimento principal tem uma caixa de escada e elevadores centralizados, com dois corredores para cada lado. Cada corredor tem acesso a três apartamentos, dando uma impressão mais privativa além de otimizar o espaço do projeto.
Com isso, a Betel trouxe a natureza, paz e privacidade para a área mais urbana dos prédios, juntando o melhor dos dois mundos em um só lugar.