Imponência em São Conrado

O projeto desenvolvido pela Betel foi idealizado para um casal de engenheiros. O terreno é em aclive, com em torno de 15 a 20 metros de desnível medindo da rua até o término do terreno. A primeira barreira que foi encontrada em relação a esse projeto foi estudar a questão do desnível, analisando tanto a entrada de veículos, quanto a acessibilidade dos moradores e visitantes.

Com isso, foram criados na parte frontal vários caminhos de escadaria, com áreas de descanso mais prolongadas, integradas a vegetação, focando em facilitar o conforto na subida. Outro desafio foi a presença de uma rocha de grande proporção, mas que acabou por sendo contornado, ficando com sua arquitetura integrada ao projeto.

A casa é bem espaçosa possuindo três pavimentos, ela se destaca por sua imponência e perfil contemporâneo. Sua coloração principal é o branco, trazendo poucos ornamentos a fim de manter a linha moderna e urbana.

A parte externa é bem vistosa, com varandas circundando toda a casa. A parte da piscina traz o conceito de borda infinita, proporcionando a sensação de amplitude, trazendo também as devidas medidas de segurança. Essa área conta, de igual modo, com área de churrasqueira e o detalhe fica por conta da cascata integrada à piscina. Anexos a essa área encontra-se uma sauna e um quarto de funcionários.

No térreo está localizada uma sala de estar colossal, com em torno de 50 m², contendo a divisão em ambientes em: sala de estar, sala de televisão e sala de jantar. A separação não é feita por meio de paredes, dando a sensação de continuidade em cada espaço.  A fim de atender o desejo do cliente, foi proposto deixar as vigas aparentes de forma harmônica, trazendo robustez para esse local.

A cozinha também é um espaço amplo, com dispensa e ilha, com toda a área de apoio, trazendo forno a gás. Esse espaço ficou integrado com a sala e a área de lazer. Possui também um lavabo, para comodidade das visitas.  Em uma visão geral, o térreo funciona como uma área de convivência.

Já na parte superior estão os quartos de hóspedes, uma sala de televisão, escritório e home theater.  Além disso, encontra-se uma varanda com um telhado verde, permitindo um local mais agradável em termos de temperatura e trazendo o conceito de sustentabilidade. Esse conceito foi empregado ainda para criar um sistema de coleta da água pluvial e reaproveitamento da água utilizada para sanitários.

O último pavimento é a área da suíte master, com um banheiro grandioso contendo banheira e um closet bem espaçoso. Também se encontra o quarto dos filhos. No projeto pode-se ver uma boa quantidade de esquadrias, deixando o local mais arejado.

Nas fachadas foi utilizado o branco como predominante, algumas paredes em pedra e também detalhes em madeira. Foram utilizados guarda-corpos com cabos de aço tensionados, agregando novamente o conceito de reaproveitamento de materiais.

O tom é uma obra clean, elegante e industrial, mas também sustentável, trazendo grandiosidade como elemento principal.