Autonomia e praticidade sem perder o charme
Um toque feminino em um apartamento cheio de atitude. Essa é a melhor definição para o projeto inspirado em uma jovem adulta que se divide entre o Recreio, na Zona Oeste do Rio, e o trabalho em uma embarcação. No quarto de solteira, a liberdade de combinar rosa com preto revela alguns traços da personalidade da dona da casa. A mistura se estende para a suíte, onde a miscelânea de revestimentos também brinca com a fluidez entre a juventude e a maturidade.
Cada cômodo do imóvel de 85 m² tem uma característica única, mas a integração entre os ambientes foi o principal objetivo do projeto elaborado pela Betel Arquitetura. A marca mais inusitada dessa proposta é um aquário estrategicamente instalado na parede que divide o escritório e a sala de jantar. Como a moradora passa alguns períodos longe de casa, um sistema autônomo mantém os peixes durante a ausência dela.
A disposição da sala de jantar também leva em conta a interação entre os visitantes e quem está na cozinha com a utilização de bancos que podem ser posicionados para ambos os cômodos. Já a sala de estar se integra aos dois ambientes através de uma televisão móvel. Instalada em uma barra suspensa, a tela é facilmente deslizada para o ambiente com sofá, ou para a mesa de jantar. A mobilidade também permite acompanhar a programação de dentro da cozinha.
Durante a obra, supervisionada pela Betel, o lavabo construído na planta original foi transformado em canto de leitura, o que contribui para uma maior sensação de amplitude na área social do imóvel. Outra característica exclusiva do apartamento é o closet montado em um dos três quartos, cuja iluminação remete a um glamouroso camarim.