Saiba por que você deve legalizar sua casa hoje mesmo

10 de junho de 2022
Posted in Artigos
10 de junho de 2022 betel

Saiba por que você deve legalizar sua casa hoje mesmo

Muitas residências possuem a escritura ilegal e podem sofrer as consequências da ausência do documento. A pessoa que possui um imóvel nessa condição, não é tida como proprietária legal, por isso não pode realizar trâmites de venda, inventários, partilhas e outros processos.

Uma propriedade legalizada possui o habite-se e a escritura, assim é comprovada a aprovação da estrutura, terreno, matrícula e proprietário, seguindo as normas nacionais e municipais.

Tudo que se sabe sobre a legalização de imóveis, na maior parte dos casos, é o seu alto valor, mas vai muito além disso. Entenda os motivos para legalizar sua casa:

Venda liberada

A venda é um processo comum, mas que demanda uma série de documentações. Perante a lei, as propriedades não podem ser vendidas sem a escritura, mas existem pessoas que se arriscam com a compra ilegais, algo que pode acabar em danos financeiros e muito trabalho no futuro.

A ilegalidade ocorre por um simples fator, o valor. O preço de um imovel sem documentação é menor, assim o comprador fica tentado, mas tende a pagar muito mais na hora de legalizar.

Além disso, as empresas e profissionais que ajudam na venda, como imobiliárias e corretores, não aceitam residências sem documentação. Outro ponto negativo dos locais sem documento ocorre no falecimento do proprietário, que deixa a casa bloqueada para doação ou partilha.

Abertura de estabelecimento comercial

A abertura de um comércio é o sonho de muitas pessoas, mas só é possível quando o imóvel está legalizado. Os documentos do local de instalação de uma empresa são necessários para o Alvará de Funcionamento.

Seja no caso de um estabelecimento em imóvel próprio ou terceiro, onde o contrato de aluguel é necessário, o processo é o mesmo. Sem essa documentação de funcionamento, a fiscalização pode interditar e multar a empresa, resultando na perda de um grande valor e dores de cabeça.

Sem multas

Os órgãos de regulamentação das prefeituras, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia(CREA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) aplicam multas em casas ilegais, com valores que giram em torno de 2% a 3,5% do total da construção. Com a legalização feita, esse não é um problema para se preocupar.

Libera o aluguel

Alugar a residência garante uma renda extra para o proprietário e a solução para o imóvel vazio, mas o risco de um contrato verbal, o popular “de boca”, é grande, por isso as imobiliárias devem ser requisitadas. No entanto, elas não costumam aceitar imóveis em situação ilegal, assim a casa fica impedida de ser alugada.

Contratação de seguro

Ter um seguro é essencial para a tranquilidade do proprietário e proteção do local, afinal ele protege de diversas intempéries. Para iniciar um seguro é preciso toda a documentação do imóvel, sem ela não existe a possibilidade de fechar o contrato.

Algumas empresas até oferecem o seguro sem pedir os documentos, mas as chances de receber o valor da apólice fica reduzido, afinal a ausência deles não obriga o pagamento e a mesma pode alegar ilegalidade por parte do cliente.

Agora que entende sobre a legalização, veja como proceder com as demais documentações residenciais.