10 de junho de 2022 betel

Home office com cantinho de estudos: dicas para fazer o seu

Quando trabalhar em casa se tornou uma obrigatoriedade, as pessoas começaram a se preocupar em criar um espaço especial para isso. A tecnologia e a pandemia fizeram do home office algo real e necessário, afinal os dias em casa precisavam ser produtivos para as empresas.

Aos poucos, os empregadores notaram que parte de seus colaboradores exerciam bem a função a distância, além de serem mais felizes e livres para controlar seu horário, algo bom para ambos.

Os professores, por exemplo, foram profissionais contemplados e o ensino também ganhou mais opções e matérias totalmente remotas. Porém, para que o trabalho home office e o estudo sejam eficientes é essencial ter um espaço, que pode ser usado para qualquer um deles, seja por uma só pessoa ou compartilhado com a família.

O local precisa unir conforto, silêncio e principalmente a ergonomia, mas nada impede que ele seja bonito e mais agradável aos olhos. Veja algumas dicas para ajudar no desenvolvimento do cantinho de estudo e trabalho:

Elimine as distrações

O local precisa ser reservado do restante da casa, para evitar o contato com os demais moradores e distrações. Seja no barulho que é prejudicial para a concentração e chamadas online, ou simplesmente por perder o foco com outros assuntos e cotidiano de casa.

Nesse caso, o cômodo mais recluso é o que pode receber o escritório. Geralmente ele fica no quarto, assim a porta separa dos demais locais e reduz os ruídos. As passagens e ambientes sem portas não são indicados, pelos motivos citados acima.

Delimite o espaço

Ter uma mesa com o computador já é suficiente para trabalhar e estudar, mas deixar o cantinho mais completo e delimitado ajuda a manter o ânimo. Não é preciso um cômodo inteiro para o home office, basta um pequeno espaço, que pode ser separado por uma pintura na parede, iluminação, mesa ou até um tapete, assim demonstra que o local é reservado para a seriedade do estudo e do trabalho.

Personalize

Ao invés de uma mesa sem graça, dê vida ao local com decoração, mas que seja útil. Como a maior parte das residências são menores, as peças que são apenas decorativas precisam ser evitadas. Para o escritório, é possível encontrar elementos para acrescentar personalidade e facilidade no dia a dia, como uma lixeira estampada, squeeze divertido, luminária arrojada e até um móvel colorido que mudam a cara do local.

Pense em ergonomia

São muitas horas diárias investidas no trabalho e nas aulas, por isso o corpo merece um conforto a mais. A ergonomia é fundamental, mesmo que não seja notória no momento, ela cobra seu preço a longo prazo. Opte por uma cadeira com rodinha, encosto reclinável, assento e braços ajustáveis. Já a mesa deve ter o tamanho ideal para as pessoas que usam o lugar.

 

Por mais que não sejam indispensáveis, todas as mudanças citadas melhoram a qualidade do trabalho e a vontade de realizar as tarefas, deixando a rotina mais agradável. Confira outras dicas para decorar e vire um expert!

Você também pode gostar