7 de março de 2022 betel

Qual a iluminação ideal para cada ambiente

Ter uma casa com boa luz é um dos elementos mais importantes para o dia a dia. A iluminação ideal para cada ambiente garante mais conforto visual e praticidade. No entanto, encontrar o ponto certo da claridade natural ou artificial não é tão fácil.

Por isso, hoje você vai entender as necessidades de cada ambiente, para iluminar da melhor forma. Assim, é possível criar espaços com divisões melhores e que destacam a decoração. Vamos começar?

A importância da iluminação no projeto

Ter a iluminação correta valoriza o projeto e os elementos decorativos. Fora isso, a cor e o modelo das lâmpadas conseguem despertar sensações nos moradores. Ou seja, estimular um momento relaxante na sala ou melhorar a visibilidade para as tarefas na cozinha, por exemplo. Veja como deixar cada espaço bem iluminado.

Cozinha

Se você for reformar a cozinha, saiba que a melhor lâmpada é a branca fluorescente. Essa opção aumenta a visibilidade no cômodo e evita os efeitos de sombra. Nem sempre a luz central consegue deixar o cômodo claro o suficiente. Por isso, você pode usar luminárias pendentes ou fitas de LED nos armários e bancadas de trabalho.

Sala de estar

É fundamental manter uma boa luz uniforme em todo o ambiente. Aproveite as janelas para conseguir claridade natural durante o dia. Se quiser destacar algum objeto da decoração da sala de estar, você pode usar spots para embutir. Além disso, os abajures e as luminárias criam uma ótima iluminação indireta.

Sala de jantar

Para a sala de jantar, uma ideia incrível é instalar lustres. Essa peça elegante fica no centro do ambiente e evidencia o espaço de refeições. Se quiser complementar a performance, também é indicado ter pontos de luz auxiliares nas laterais. Isso vale, em especial, se sua mesa for retangular e longa.

Quarto

Esse cômodo pede paz e descanso. Por isso, vale a pena ter uma boa luz no teto com difusão agradável. Se quiser deixar o ambiente mais aconchegante, teste iluminação amarela. Para bancadas de trabalho, penteadeiras e escrivaninhas, a dica é reforçar pontos estratégicos com abajures e luminárias.

Banheiro

O banheiro também deve receber atenção. Invista em uma lâmpada branca fria para deixar o espaço mais dinâmico. Se quiser incrementar, coloque também um ponto de luz focal posicionado na bancada da pia.

Corredores e escadas

O essencial é iluminar o caminho com eficiência, mas de forma suave. Portanto, os balizadores são indicados para essas regiões de passagem. Se preferir, tenha fitas de LED nos corredores e escadas também.

Hall de entrada

A entrada da casa deve causar um impacto positivo nos visitantes. Assim, o truque é usar spots de luz para destacar a decoração, como quadros e uma parede específica. Apenas é preciso ter equilíbrio para não causar desconforto visual.

Home office

O escritório em casa precisa ter uma ótima iluminação, já que isso interfere diretamente na produtividade. Então, aproveite bem a luz natural das janelas e coloque lâmpadas brancas no local. Para a área onde você escreve ou usa o computador, aposte em uma luminária de mesa.

Com essas dicas você já sabe qual a iluminação ideal para cada ambiente. Então, já comece a fazer o rascunho das suas principais sacadas e ideias para deixar a casa ainda mais bonita.

Se você amou esse conteúdo, compartilhe também com os amigos nas redes sociais.

Você também pode gostar