2 de julho de 2021 betel

A legalização de imóveis vale a pena?

Ter uma casa ou apartamento próprios é a vontade de boa parte das pessoas. O que nem todos sabem é que para fazer uma obra ou contrato de venda, é preciso garantir que o processo seja regularizado. Por isso, a legalização de imóveis é fundamental na negociação. 

Caso você queira comprar uma propriedade, nunca se esqueça de conferir se todos os documentos estão em dia. Já para quem deseja vender, também é preciso cuidar desses detalhes. Além de seguir a lei, há muitos riscos em não legalizar um imóvel

Quais os riscos de não legalizar um imóvel? 

Vender um imóvel que não está regular pode gerar multas muito altas. De acordo com a área construída, as taxas podem chegar de 8% a 14% do valor da propriedade. Além do risco das notificações, a construção não regulamentada pode até mesmo ser demolida. 

Uma legalização é um investimento entre 2% a 3,5% do preço do imóvel. Ainda que muitos proprietários questionem se vale a pena pagar esse valor, ao comparar com o custo das multas, é fácil perceber que as perdas são muito maiores. 

Além da tranquilidade de não receber uma notificação a qualquer momento, um imóvel legalizado tem mais possibilidades de venda. Um bem em situação irregular ou sem os documentos corretos costumam ser vendidos abaixo dos valores de mercado.

Outro detalhe importante é que as imobiliárias não têm a prática de aceitar em seu catálogo casas ou apartamentos que não estejam regulamentados. Nem mesmo os bancos costumam aprovar o financiamento imobiliário sem a situação regular. 

Quais as vantagens da legalização de imóveis?

Você já viu que legalizar uma propriedade evita diversas complicações futuras. Além de estar conforme as exigências legais, também tem outros benefícios de investir na legalização, confira!

Uso comercial

Se você sempre sonhou em ter um negócio próprio, essa é uma oportunidade de ouro. Com o número crescente de pessoas que optam por trabalhar em casa, ter um imóvel comercial é muito vantajoso. Apenas legalizado você consegue trocar a utilização residencial para a de comércio. 

Negociações seguras

Para garantir a validade da compra é preciso que todos os documentos estejam no nome do comprador. Sem isso, nada impede que o antigo dono possa vender a propriedade outras vezes. Então oferecer uma proposta com documentação completa evita suspeitas.

Garantia do seguro

Você sabia que sem a legalização o seu seguro não é válido? Diversas seguradoras apenas aceitam a proposta com a apresentação do Habite-se, além de alvarás e outras licenças

Além disso, caso realize o seguro fora dessas condições, há um grande risco da empresa não seguir o contrato, com a alegação de que seu imóvel é irregular.  Ou seja, você ficará no prejuízo. 

Outra possibilidade é vender por um financiamento e a transmissão de bens pelo inventário. Como você viu, são muitos os benefícios de ter um imóvel regular. 

Como posso legalizar o meu imóvel?

Agora você já conhece mais sobre os riscos de um bem irregular e as vantagens de legalizar um imóvel. Se a sua dúvida é como evitar toda essa dor de cabeça e garantir mais segurança, podemos ajudar você.

A Betel trabalha com a legalização de imóveis há mais de 30 anos. Oferecemos o planejamento, consultoria e execução de projetos numa ótica total para o seu conforto. Então, fale conosco e legalize seu imóvel hoje mesmo. 

Você também pode gostar