Cobogós: tendência na arquitetura

9 de setembro de 2019
9 de setembro de 2019 betel

Cobogós: tendência na arquitetura

Os elementos vazados cobogós são produtos feitos de diferentes materiais e representam uma forte tendência da arquitetura atual. Criadas no Brasil, as peças permitem a entrada de luz natural e ventilação, além de propiciar um ar mais bonito e elegante à decoração do ambiente.

Por isso, eles têm sido muito utilizados, pois oferecem benefícios tanto para a proteção, quanto para a decoração dos cômodos. Há diversos materiais, modelos, cores e tamanhos, que podem compor fachadas e divisórias em ambientes internos e externos.

Quais os tipos de cobogós?

Os cobogós podem ser encontrados em diferentes materiais. Conheça alguns deles!

O cobogó cerâmico é o mais comum e pode ser encontrado em diversos acabamentos. O acabamento de cerâmica natural, na cor vermelha, é mais rústico e pode ser utilizado tanto em ambientes externos, quanto internos, dependendo do estilo da decoração.

É possível encontrar ainda cobogós esmaltados, acabamento mais brilhoso, resistente, durável, elegante e que fica ótimo em divisórias internas e externas. 

Os cobogós acetinados, possuem acabamento mais fosco, indicado para ambientes internos e que apresenta cores variadas, harmonizando com a decoração de diversos  ambientes.

Além da cerâmica, existem os cobogós de concreto, que oferecem mais resistência, são de fácil manutenção e muito recomendados para ambientes externos, rústicos e de estilo industrial.

O cobogó de vidro também pode ser uma alternativa para espaços escuros que recebem pouca iluminação. Isso, porque este modelo confere mais leveza ao ambiente, por conta da transparência do material, contribuindo para um estilo moderno e clean.

As formas e os desenhos são diversos, o que proporciona liberdade para criar um local mais poético e charmoso ou então mais moderno e descolado, a depender do seu estilo e da decoração do local.

Como usar os elementos vazados?

Para que o projeto arquitetônico fique de acordo com o planejado, é importante seguir algumas diretrizes. Os elementos vazados não podem substituir uma parede de alvenaria, por exemplo, já que não são fabricados para suportar muito peso.

Portanto, para utilizar cobogós em uma parede de sustentação, é preciso ter certeza de que aguentarão as alterações estruturais. Para isso, é necessário contar com auxílio profissional.

Os cobogós podem ser utilizados como vedação externa, em terrenos, muros, áreas de churrasqueiras e garagem, ou em cômodos internos, onde você queira colocar uma divisória, sem impedir que a luz solar e o vento entrem.

Além disso, também é possível utilizar cobogós para proteger aparelhos que ficam externos à edificação, mas que precisam de ventilação, como é o caso do ar-condicionado.

Dentro de casas ou apartamentos, o cobogó pode ter a função de decoração e também de divisória, para separar cômodos que se complementam, como a cozinha e a lavanderia ou então a sala e o hall de entrada, no quarto e até mesmo no banheiro.

Na decoração de locais mais neutros, o ideal é que a divisória seja colorida e simples, com desenhos que possam dar mais charme ao lugar.

Já em entradas e áreas externas, é possível apostar em elementos vazados mais robustos, com cores neutras e materiais mais resistentes. Na área gourmet, por exemplo, o recomendado é aproveitar a luz natural para deixar o ambiente mais íntimo e aconchegante.

Aproveite a variedade de cores, formas, modelos e materiais e inclua elementos vazados na decoração dos seu ambientes! Confira alguns modelos de cobogós e se inspire para montar o seu projeto!

Artigo em Parceria: Leroy Merlin