O que é coworking e como ele pode ser um grande passo na sua vida

4 de dezembro de 2017
4 de dezembro de 2017 betel

O que é coworking e como ele pode ser um grande passo na sua vida

Você trabalha em casa e até tem o seu Home Office, mas mesmo assim acha que não está rendendo como poderia? A questão maior nesses casos é o foco. Diversas pessoas pagam para assistir a um jogo de futebol no estádio podendo fazer isso do seu sofá, por essa razão simples: poder dedicar atenção exclusiva a algo. Quando se está em um ambiente próprio para realizar determinada atividade, tendemos a ser mais produtivos, por não ter tantas distrações. E é nesse contexto que entra a estrutura de coworking.

Dilemas de trabalhar em casa

Além da falta de foco, outro dilema sobre trabalhar em casa é o isolamento. Depois que se cria uma rotina com grande demanda, pode ser que o local mais longe que você vá seja a cozinha. Para os profissionais autônomos, quanto mais tempo em casa, mais tarefas são feitas e com isso a conta bancária fica mais próspera no fim do mês.

Se você consegue ser disciplinado, tem um local confortável e gosta de rotina, ter o seu escritório em casa é ótimo. Mas se você sofre com as distrações, não tem um ambiente adequado para seu trabalho e está cansado de ver sempre a parede do seu quarto, essa ideia vai revolucionar sua vida.

O que é coworking

O ambiente de coworking é a reunião de pessoas que trabalham cada uma em seus projetos, porém compartilhando um mesmo escritório. Com isso é possível conviver com pessoas diferentes, mas que buscam o mesmo objetivo: dedicação integral ao trabalho.

Esse ambiente é muito buscado por profissionais autônomos e também por aqueles que trabalham com seus notebooks, mas estão sempre viajando. Claro que a sala de casa, um quarto de hotel ou um café pode ser um local interessante para se trabalhar, mas apenas ter esses espaços para seu trabalho acaba sendo desgastante.

Como funciona

Com centenas de escritórios nesse modelo no Brasil, são espaços compartilhados por pessoas de diversas áreas. Cada profissional utiliza sua estação de trabalho ao mesmo tempo em que pode interagir com as demais pessoas no local. Uma grande vantagem é o custo benefício. Os valores variam de acordo com o escritório, mas são bem acessíveis e oferecem muitas vantagens. Geralmente é fornecido:

• Sala para treinamento;
• sala para reunião;
• estação de trabalho individual;
• internet wi-fi;
• impressora;
• armário individual;
• banheiro.

Para quem é o ambiente coworking

O coworking é um ambiente no qual o espaço é de uso comum, de maneira que utilize sua capacidade máxima. Desta forma, fornece um ambiente mais profissional para autônomos.  Também abraça microempreendedores que ainda não possuem um escritório próprio. Além de proporcionar networking para quem busca aumentar sua rede de contato. Com isso o empreendedor pode conhecer e aprender mais sobre áreas que não haviam sido exploradas. Essa ideia funciona se:

  • você só precisa de um a estação de trabalho, ideal para colocar seu notebook;
  • você quer fazer um treinamento ou ministrar um curso em um ambiente adequado;
  • você precisa utilizar uma sala de reuniões ocasionalmente.

O coworking e arquitetura

No caso de arquitetos que estão iniciando uma empresa ou começando suas carreiras é uma ótima oportunidade. No ambiente compartilhado ele vai conviver com outros empresários, iniciante ou não, e com isso suas chances de aprender mais rápido são imensas.

Uma ideia inovadora também é criar o seu próprio ambiente coworking. Você pode investir em um projeto de sala comercial e disponibilizar para outros empreendedores. E sua área de trabalho não precisa ser exatamente um prédio fechado. Pode ter um espaço para convívio e descanso, com piscina e até uma área para café. Um espaço com um design arrojado para alcançar o trabalhador contemporâneo.

O coworking pode ser a solução que vai mudar a sua vida. Desde pequenos empreendedores, que podem participar desse ambiente até grandes empresários que desejam montar o seu escritório, oferecendo um local de trabalho compartilhado. Gostou da ideia de coworking? Então não deixe de seguir nossas dicas nas redes sociais.