6 de setembro de 2017 betel

Você conhece a cromoterapia?

Cromoterapia é o estudo das cores e sua influência no estado emocional das pessoas. Ela é um tipo de medicina alternativa muito utilizada na arquitetura em design de interiores para promover relaxamento ou estimular o corpo através desse procedimento.

Esta técnica funciona estimulando sensações no corpo através da radiação emitida pelas diversas cores. Segundo o estudo, cada cômodo da casa fica adequado com um tipo de pintura e escolher uma cor contrária a sua intenção pode afetar o humor dos moradores da sua casa, deixando ou muito desanimados ou irritadiços.

Cromoterapia

A cor ideal para cada cômodo

Seguindo a cromoterapia, vamos ver quais são as cores mais recomendada para cada quarto do seu imóvel. É importante destacar que você não precisa concordar com esse estudo, podendo sempre seguir sua personalidade, mas é um conhecimento válido e útil para melhorar o ambiente do seu lar ou local de trabalho.

Os tipos de cores

  • CORES QUENTES- são elas: o VERMELHA, LARANJA, AMARELA e derivadas, refletindo muita luz.
  • CORES FRIAS- são elas: o VERDE, AZUL, ÍNDIGO e VIOLETA e derivadas, absorvendo os espectros.

As cores quentes geram mais energia, animação e alegria. Já as cores frias são mais voltadas para o relaxamento e calma.

Sala de estar

Esse é o local usado para socializar a família e os amigos. Por isso é indicado cores alegres e vibrantes como: vermelho, laranja, rosa choque e amarelo.

imagemsala

– Quarto de dormir

As cores indicadas para o quarto são as tonalidades claras e relaxantes, como: azul bebê, lilás, rosa claro e tons pastéis em geral.

imagemquarto

– Escritório

Como é um local em que pode se passar muitas horas, o indicado é uma cor que promova o descanso visual, como o verde. O verde azulado melhora a habilidade de manter o foco, já o verde amarelado traz um aumento criativo.

imagemescritorio

– Cozinha

É um ambiente estimulante e muito agitado. As cores indicadas são as da tonalidade quente como: vermelho, amarelo e laranja. Essas cores remetem ao dinamismo e alegria desse cômodo.

imagemcozinha

– Banheiro

Esse é o lugar utilizado para revitalizar as energias dos moradores. Uma tendência é o uso do branco, que é uma cor neutra. Outras cores que podem ser utilizadas, ainda remetendo a ideia de descanso, são: verde, azul e cores e detalhes amadeirados ou que remetam a pedras, como mármore.

imagembanheiro

Tabela de cores

  • Branco:

Elementos físicos: neve, casamento, cisne, batismo, areia clara.

Elementos simbólicos: inocência, limpeza, paz, pureza, divindade, infância.

  • Cinza:

Elementos físicos: pó, chuva, neblina, máquinas.

Elementos simbólicos: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria.

  • Preto:

Elementos físicos: noite, sombra, carvão, enterro, sujeira.

Elementos simbólicos: tristeza, mal, dor, temor, melancolia.

  • Azul:

Elementos físicos: céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.

Elementos simbólicos: confiança, verdade, serenidade, intelectualidade, espaço.

  • Verde:

Elementos físicos: umidade, frescor, primavera, bosque, mar, natureza.

Elementos simbólicos: bem-estar, saúde, tranquilidade, segurança, equilíbrio, crença.

  • Amarelo:

Elementos físicos: palha, luz, verão.

Elementos simbólicos: conforto, iluminação, alerta, esperança, adolescência, euforia.

Com essas dicas você já pode planejar seu design de interiores gerando a sensação cromática que você deseja. Que tal começar aquele projeto ou reforma que está engavetado?

Você também pode gostar