31 de julho de 2017 betel

Como compor um ambiente com quadros

Nada melhor para demonstrar o estilo e personalidade dos moradores de uma casa do que a decoração. Uma forma fácil e rápida de transformar um ambiente é fazer uso de quadros e molduras. É algo simples de fazer, você só precisa de uma parede livre e de alguns quadros com fotografias, pinturas, pôsteres ou imagens impressas.

Mas será que é só isso mesmo? Você sabia que existem algumas dicas para facilitar composição do ambiente? Então, vamos descobrir o mundo da decoração de interiores!

post-blog2

 

O primeiro item a ser pensado é o posicionamento dos quadros. É preciso que eles fiquem a uma altura certa para evitar que atrapalhe a utilização do local, como um sofá, por exemplo, e também é importante compor um painel com as imagens escolhidas.

O segundo passo é verificar se as molduras estão combinando entre si. Elas não precisam ter exatamente a mesma cor ou formato, mas precisam ficar em harmonia de forma que também combine com o plano de fundo e o cômodo em que estão.

Podemos pensar em definir o tema do espaço para facilitar a decoração. Se você está compondo um ambiente moderno, não faria sentido colocar molduras retro ou se está fazendo um ambiente clean, destoaria colocar quadros muito coloridos e psicodélicos.

Você pode escolher algum elemento que seja um tema que interligue seus quadros. Como, por exemplo, todas as imagens nas cores preto e branco, apenas fotos, uma mesma forma de moldura ou escolher uma cor predominante nos quadros.

Uma forma de acertar ao colocar o posicionamento é fazer marcações antes de posicionar os quadros, para isso é só recortar papeis na mesma dimensão escolhida para as molduras e colar como guia no local onde os quadros ficarão.

post-blog3

 

Agora, algumas dicas para organização dos quadros:

– Deixar o centro das molduras a uma altura padrão de 1,60 m do chão. Com isso a visualização fica mais agradável, nem tão alta para ter que levantar a cabeça e nem tão baixa precisando abaixá-la;

– Tente deixar uma iluminação direcionada para os quadros, mas se não for possível, atente para que não crie sombras;

– Se a localização for acima de uma cama, eles devem ser posicionados a 20 cm acima da cabeceira ou se for cama box, deve ficar a 60 cm do chão;

– Se a localização for acima de um sofá, deve ficar a 20 ou 25 cm a partir do encosto. Dessa forma evita que alguém esbarre nos quadros ao sentar.

post-blog1

 

Uma observação importante é que os quadros devem ter uma proporção de acordo com a parede a qual eles serão colocados. Uma parede muito grande com molduras pequenas não iria combinar bem e o oposto também é válido, uma parede menor com quadros enormes não cairia bem, esteticamente falando.

Para fazer sua composição, você deve imaginar um centro e ir dispondo as obras de acordo ele. Imagine um quadrado, como uma tela principal, e distribua as molduras dentro dessa tela. Para pareces com bastante espaço, dá para soltar a imaginação, mas se sua parece não for assim, também há uma opção, que seria criar colunas.

Nos cômodos com escadas, a forma mais agradável é fazer uma linha acompanhando os degraus. Outra ideia para interiores é dispor os quadros em cima de um móvel, fica criativo.

post-blog4

Para compor a sala de estar ou de jantar clássica, colocar paisagens é uma ótima opção. Com um estilo mais moderno, quadros abstratos com cores fortes dão o ar desejado ao local.

Pensando em um escritório, uma boa opção seria colocar quadros com paisagens de animais, cenas urbanas e, se você quer um ambiente mais descontraído, pode colocar imagens divertidas.

Já se a composição for o quarto das crianças, temas infantis, como carrinhos, bonecas, trens ou pipa proporcionam um toque alegre.

 

Aqui estão algumas opções de marcação que você pode tirar inspiração para compor:

post-blog5

 

Essas são algumas ideias úteis para fazer sua decoração ficar incrível. Agora você já não tem desculpas para deixara aquela parece sem graça na sua casa ou ambiente de trabalho.

 

 

Você também pode gostar



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.